domingo, 16 de outubro de 2011

TEXTO - MARIZETE

POR FALAR EM EDUCAÇÃO

Do latim “educatione”, a palavra educação pode ser definida como um conjunto de normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito. Isso significa dizer que educar é possibilitar a transformação, modificando positivamente o educando, não somente com conhecimentos, mas também com valores, atitudes e responsabilidades, pois a educação vai muito além da troca de informações. Ao se falar sobre educação, é preciso ter em mente que educar não pode ser um ato isolado, mas deve contemplar o todo do educando, sem esquecer que o professor não pode se apresentar como o único detentor do saber, já que é justamente na interação que a verdadeira educação acontece.
O educador deve ser um mediador na construção do conhecimento e, acima de tudo, precisa usar o trabalho em sala de aula para promover uma educação mais humana, focada na emancipação do aluno e na diminuição da alienação. A troca de informações é, sem dúvida, imprescindível, até porque é uma das exigências do mercado de trabalho, no entanto o educador deve ir além, envolvendo-se com o processo educativo, a fim de proporcionar o melhor ao educando, mostrando que valores e atitudes conscientes também são de extrema importância.
Educar também exige cuidados e, nesse ponto, a responsabilidade do educador é bastante grande, uma vez que assim como ele pode influenciar positivamente seus alunos, também pode limitá-los, podando a criatividade e fazendo ver a escola como algo cansativo e sem importância, o que acaba levando à evasão, à deficiência na aprendizagem bem como a índices vergonhosos como os atuais 10% de analfabetismo no Brasil. É preciso mudar esses números, diminuir o desinteresse, fazer com que a escola passe a ser um lugar prazeroso e a educação passe a ser uma meta e também uma forma de melhorar o país, melhorando primeiramente o homem.
Quando as pessoas envolvidas no processo educativo se derem conta que é através da educação que se pode mudar, para melhor, uma cidade, um estado ou até mesmo um país, então, o processo educativo terá o reconhecimento que merece. É preciso resgatar o valor da educação e através dela tornar o homem e o mundo melhores, mais humanos e mais solidários, pois a educação é essencial para a formação de um ser humano melhor.

Texto publicado pela aluna Marizete Gonçalves do Nascimento Brescansin - Pedagogia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário