quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ARTIGO - ELISÂNGELA

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Este trabalho foi realizado a partir do estudo proposto pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, que realizei com a parceria da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, sobre situações que nesta acontecem, e que tem por finalidades discutir sobre o processo de alfabetização.
O processo de alfabetização tem por objetivo levar a aprendizagem através do domínio da mecânica da língua oral para a escrita e vice-versa, afim de, identificar significado da compreensão e expressão da leitura e da escrita. Introduzir a criança no mundo letrado, tornando-a um sujeito capaz de fazer uso dessa linguagem, conforme necessidades individuais desenvolvendo-se com a mente voltada a atender as demandas da sociedade.
Alfabetizar não se resume a apropriação de uma tecnologia de codificação e decodificação, pois depende de características históricas, culturais, econômicas, tecnológicas e políticas, ou seja, deve ser pensada como estar envolvida em um contexto social. Com isso fica claro que a alfabetização não é somente o aprendizado inicial, mas sim a um processo continuo, mas para isso, é necessário o incentivo diário ao mundo letrado.
A alfabetização é um conjunto de habilidades tornando-se assim um fenômeno de natureza complexa e multifacetada em busca do verdadeiro significado. Cabe ao professor uma boa preparação que o leve a compreensão de todas as facetas psicológicas, psicolingüísticas, sociolingüísticas e de todos os condicionantes sociais, culturais e políticos do processo de alfabetização. A fim de adotar um método e materiais didáticos significativos para alfabetizar, alem de buscar informações concretas sobre a escola, os alunos e todo o entornam em que estão inseridos. (Referencia Soares, 2002).
A criança chega a escola trazendo uma base de conhecimentos do mundo letrado, mas esses conhecimentos vão ser aperfeiçoados no decorrer do ano letivo, juntamente com o professor alfabetizador que tem por função ensinar os alunos colocar em pratica esses conhecimentos de forma correta.
A aquisição da leitura e da escrita necessita de estímulos por parte da escola, do professor e também dos familiares, motivarem o aluno e propiciar a ele um ambiente letrado, alem de fazer uso de uma metodologia com bastantes historias e que apresente o concreto, respeitando sempre o ritmo de cada um.
É papel de a escola propiciar condições necessárias e favoráveis para que todos obtenham um bom aprendizado de acordo com a realidade em que vivem. Na escola, os alunos aprendem a interagir em grupos, a respeitar as diferenças, a desenvolver a vida social, com isso, a escola tem um papel fundamental na vida do educando.
Um dos pontos principais no processo de alfabetização é o professor adquiria conhecimentos sobre seus alunos e também sobre onde e como vivem perceber as diferenças de cada um, assim é possível adotar um método de ensino baseado na realidade de todos.
A aquisição da leitura e da escrita se da de acordo com o desenvolvimento de cada aluno, por isso, a importância de conviver em um ambiente letrado dentro e fora da escola, desta forma entende-se que o processo de alfabetização é um aprendizado continuo onde o aluno é sujeito ativo deste processo.

Referencia bibliográficas:
Soares 2002, Alfabetização e letra mento.
Revista Nova Escola, março de 2006, edição 190.
Informações colhidas na escola parceira E.E.E.M.Anchieta.
Alfabeletrando de Liliam Cristine Ribeiro Parreira.

Artigo publicado pela aluna Elisângela Mistura - Pedagogia 1

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