segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TEXTO - FRANCIELI


INDISCIPLINA


Atualmente a indisciplina é o tema mais em voga no cotidiano escolar.
A indisciplina é algo que atormenta o desenvolvimento das aulas, é falta de respeito e transgressão de regras. É um dos temas que mais tem dado dificuldade no contexto escolar.
É sinônimo de desobediência, desordem, rebelião. Assim indisciplinado é aquele que revolta contra a disciplina, e o disciplinado é aquele que obedece sem questionar á regra do contexto escolar.
Ter atitudes positivas é essencial para se dar bom exemplos, tanto na escola como no ambiente familiar. Ambientes com tranqüilidade, equilibrado, pais e educadores que dão e cobram atitudes corretas formarão filhos íntegros e seguros.
O ato indisciplina está ligado às atitudes dos alunos em sala de aula, como por exemplo: ser desobediente, bagunçar, falar ao mesmo tempo em que o professor, atrapalhar a aula e ainda respondem com grosseria.
Hoje, o desafio é fazer com que nas salas de aulas a presença de espírito do aluno esteja presente não somente a física. Seja onde estiver à mente do aluno se não for do assunto relatado em aula, ele não esta aprendendo.
As atitudes dos professores que vem para aplicar sua aula andam um pouco desanimadas, às vezes, nem preparam a sua aula e isso acaba desmotivando a turma. O rendimento em sala de aula se vê pelo comprometimento das atitudes dos professores em sala de aula. O professor precisa fazer o seu papel, buscar dar segurança, ouvir o aluno, trabalhar dentro dos aspectos sociais e interpessoais, agindo junto ao aluno para combater a indisciplina.
E também tem as atitudes da família. A briga domestica o alcoolismo, ausência de valores são fatores que podem intensificar a indisciplina. Se o lar é desestruturado em que os pais não se respeitam, podem fazer com que os filhos reproduzam essa falta de respeito na escola. Os pais são os principais educadores são eles que transmitem valores morais à criança, já a escola tem a função de recriar o conhecimento moral, histórico e social.
Educação é para todos, e a maneira de efetivá-la é ensinar desde a idade mais tenra a conviver com as diferenças que fazem parte da complexidade e da condição do ser humano e isso inclui aceitar as próprias diferenças e a das outras pessoas. Alem disso, ensinar que elas têm direitos adquiridos e ao longo da vida deverão lutar por eles.
Não há aprendizagem sem motivação, pois o aluno motivado sente-se valorizado e sente necessidade em aprender o que esta sendo tratado e ao aprender ele acrescenta seus conhecimentos a novos conhecimentos.

Texto publicado pela aluna Francieli Filippi - Pedagogia 1

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