segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POEMA - MIRTES

A GESTÃO DA ESCOLA QUE EU QUERO...

Na escola que eu quero,
O diretor está sempre aberto pra todos... Gera em equipe, administra para todos e com todos...
O vice-diretor tem o mesmo perfil... É dinâmico e camarada, sem perder de vista suas atribuições...
O coordenador pedagógico saber gerir. Tem como foco principal a aprendizagem...
O Orientador educacional cumpre seu papel com afinco na formação permanente do educando: ensina valores, atitudes... Discute sentimentos e emoções...
O coordenador financeiro gera com competência, busca prioridades, discute com todos, trabalha em equipe...
Todas as pessoas envolvidas participam das decisões, atuando conjuntamente

Na escola que eu quero...
O Conselho Escolar é atuante e participativo... Preocupado em colaborar e tomar as decisões mais acertadas...
Todos participam da construção, aprovação e execução do Plano político Pedagógico.

Na escola que eu quero...
Há uma gestão que qualifica a integração escola-família-sociedade...
O CPM é esforçado e competente... Busca uma escola sempre bem equipada.
O professor administra bem o seu tempo! Sabe perceber o que seu aluno precisa... Busca conhecer sua realidade...

Na gestão da escola que eu quero...
O secretário não trata somente do burocrático, mas atende pessoas, é atencioso e gentil...
A merendeira administra bem sua área: prepara o alimento com carinho e faz do refeitório um lugar de momentos prazerosos...
A servente deixa tudo limpo e organizado, pois sabe que assim tudo fica mais agradável...
O monitor, na interação com o educando, busca sempre acrescentar algo de bom, nas situações que se apresentam...

Na gestão da escola que eu quero...
Todos participam das decisões, pois sendo uma escola democrática, oferece oportunidade para todos os segmentos da comunidade escolar...
O aluno, o personagem central, também gere. Sim... Pois ele também é administrador: do seu tempo, do seu material, dos seus conhecimentos, sentimentos, da sua realidade... Ele quer ser um cidadão completo, ciente de seus direitos e obrigações e não abre mão de seu poder de participação...

A escola que eu quero é gerida por todos: cada um com seu papel, com sua parte, mas, todos juntos como numa engrenagem, para que a roda gire, para que as coisas aconteçam...
E, finalmente, a escola que eu quero forma cidadãos com consciência crítica, atuantes, responsáveis, participativos e criativos, atuando na construção de um mundo melhor.

Poema publicado pela aluna Mirtes Lurdes Brunetto Rizzotto - Pedagogia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário