terça-feira, 11 de outubro de 2011

TEXTO - EDINÉIA

DESAFIOS PARA EDUCAR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Os professores, muitas vezes, não acompanham a modernidade, e com isto acabam tornando-se quase que obsoletos em sala de aula. Os alunos têm fácil acesso ao computador, claro que existem exceções, mas os educadores têm que estar preparados e conscientes de que os tempos mudaram e devem estar aptos para manusear este instrumento que já faz parte da vida de vários estudantes. Estes mesmos educadores têm que estar preparados para educar alunos com necessidades especiais, procurando formas práticas e fortalecendo sua inclusão, sem que sejam notadas diferenças entre os demais.
Algumas escolas têm padrões muito rígidos, até que ás vezes não vão mais ao encontro dos anseios dos alunos ficando assim o professor em situação bem delicada, afinal as escolas não estão preparadas para esse tipo de aluno, que é o nosso aluno atual. Na atualidade as escolas estão muito iguais, poucas são aquelas que estão prontas, por exemplo, para um laboratório de informática. Na maioria dos casos o próprio professor não tem computador em casa ou se tem não é para seu uso acaba deixando para os filhos ficando assim cada vez mais defasado, muitos ainda são do tempo do bom e velho diário de papel quando o mundo já nos permite ter um diário no notebook, preparar as aulas neste também, realizar pesquisas enquanto esquematiza sua aula, não que o computador possa substituir tudo mas pode e muito ajudar o professor a tornar sua aula mais atraente e criativa, muitos alunos podem através destas descobrir seu verdadeiro talento, aprimorar seus conhecimentos sem se contar no enorme crescimento pessoal tanto individual como coletivo destes alunos.
Por exemplo, esta semana estamos trabalhando com o dia sete (7) de setembro então, a educadora lança o tema e leva os alunos a sala de informática e deixa que eles mesmos realizem a pesquisa e que decidam sob qual tema eles querem trabalhar primeiro, para que esse projeto de certo o educador tem que esta apto a desenvolver com plenitude essa atividade, não pode desconhecer a internet, suas ferramentas e aplicações, pois caso algum aluno se perca no meio do caminho ele, o educador, é que terá que resgatá-lo. Alguns alunos terão maior facilidade, pois já dominam a internet e as redes sociais como se fizessem parte da sua rotina, enquanto alguns terão um pouco mais de dificuldade, ao educador cabe prever isso melhor estar preparado caso precise do que ser pego de surpresa e pior ter que pedir ajuda a um aluno. Não que pedir ajuda seja vergonhoso, mas os alunos esperam que o professor/educador domine tanto o assunto como os meios que ele escolhe para atingir seus objetivos.
Tem-se outro grande desafio que é a inclusão das crianças especiais nas salas de aulas, essas crianças têm o mesmo direito do que as outras em relação a tudo, ao ensino de qualidade, a utilização dos mesmos meios que os demais. Tendo assim uma educação inclusiva e não exclusiva como acontece infelizmente nos dias atuais. Essas crianças são diferentes, porém devem receber a mesma educação e o mesmo tratamento tanto da escola quanto da sociedade em geral. Muitas dessas crianças ditas especiais já estão em escolas regulares aí vem o outro desafio ter um educador qualificado para esta tarefa que não será jamais fácil e sim bem árdua, neste caso o educador tem que estar preparado para este desafio. Esses profissionais da educação tem que ter um amor bem maior ao seu trabalho por que lidará ao longo do ano com diversas situações que ele antes nem tinha pensado, tem que ter um bom embasamento teórico para que este sim possa acrescentar de forma positiva um conhecimento útil para esse aluno especial.
Temos que tratar do tema de maneira sutil, quase que imperceptível para os alunos para que estes não excluam algum colega especial, tem que ser tratado de modo que todos tenham plena consciência de que todos ali nesta sala têm os mesmos direitos e deveres, são alunos iguais e o professor é parte fundamental nessa engrenagem, tudo tem que estar em sintonia para que a formação destes alunos aconteça da mesma forma e com a mesma intensidade, temos nós educadores que lutar para que esta inclusão se de com muita naturalidade. Por que se não fizermos um bom trabalho com os demais alunos essa inclusão não terá acontecido de verdade e o que nos educadores não podemos permitir é que um de nossos alunos seja vitima de preconceito seja ele qual for para que no futuro isso não venha se transformar numa forma de menosprezar, rotular ou ate do próprio bullyng se isso acontecer então nós enquanto educadores não realizamos uma educação inclusiva e de qualidade o que entendo ser de nossa maior responsabilidade, ou seja, nós formamos pessoas e queremos que estas sejam cada dia melhores e não podemos nem devemos nos omitir deste papel, se quisermos continuar a trabalhar com educação infantil.
Temos uma vida em formação que passará por nós por pelo menos um ano e o que queremos? Queremos um adulto opressor, que não dá valor ao próximo ou queremos um adulto responsável, consciente do seu papel no mundo e em nossa sociedade? Temos que ter uma avaliação bem cuidadosa e criteriosa sob todos os aspectos que envolvem a educação infantil, não trabalhamos com bonecos ou fantoches, e sim com pessoas com as quais podemos acrescentar algo na vida delas. Essa consciência fará toda a diferença tanto na vida desses alunos quanto na nossa como educadores por que certamente aprenderemos muito com esses alunos e se pudermos mudar uma vida ou o rumo dela já teremos cumprido nossa missão que é de de uma educação inclusiva de qualidade.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://www2.ufba.br/~pretto/textos/sbpc2000.htm

http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais

Texto publicado pela aluna Edinéia Gayeski - Pedagogia 1

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