quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TEXTO - IÚRICA

A INCLUSÃO NAS ESCOLAS

Uma inovação, mas, com sentindo as vezes distorcido, não podemos negar que a inclusão é sem dúvida uma inovação. Mesmo sendo polemizado por diversos segmentos da educação, tem o intuito de inserir alunos com déficits, permanentes ou não em classes regulares, sejam com problemas leves ou graves, garantindo o que a Constituição propõe, que é o direito de todos a educação.
A inovação na educação inclusive, está baseada na concretização de algo óbvio, do simples e do que é possível fazer, mas precisa ser compreendido e aceito pela resistência de muitos educadores. A inclusão nada mais é do que inovação até torná-la compreensível aos olhos da maioria, atendendo os paradigmas educacionais existentes.
É de conhecimento de todos que toda criança precisa da escola para aprender. O caminho escolar não pode parecer assombroso ou transmitir ameaça ou medo para as crianças. Quando em instituições se apresentam como competitivas entre os alunos, o percurso pode ser muito mais difícil de ser vencido tanto pelo aluno regular quanto para o aluno incluído em classe especial.
Garantir ao aluno especial a aceitação é um papel trabalhoso tanto para escola quanto pela família. Portanto, quem deve mudar? a escola ou os alunos? O ensino acostumado com alunos ditos normais? Os professores que devem se aperfeiçoar para exercer essa nova situação dentro de sala de aula? São inúmeros questionamentos que buscam esclarecer dúvidas e situações para elucidar novos desafios para as classes que recebem alunos especiais.
Segundo a educadora Maria Teresa Eglér Mantoan de São Paulo algumas sugestões são feitas para que essas classes ocorram de forma saudável, entre elas estimular as escolas para que elaborem com autonomia e de forma participativa o seu Projeto Político Pedagógico, elaborar um currículo escolar que reflita o meio social e cultural em que se insere, aprendizagem como o centro das atividades escolares e o sucesso dos alunos, como a meta da escola.
Se conseguirmos algo parecido com isso, talvez possamos garantir segurança, educação e acessibilidade a todos de uma forma saudável e democrática e com uma educação de qualidade e inclusiva.

Texto publicado pela aluna Iurica Bonafé - Pedagogia 1

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