quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ARTIGO - ELISÂNGELA MISTURA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Elisângela Mistura

Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar como funciona um projeto político pedagógico, que por sua vez é um documento que norteia a proposta da escola. Para que ele realmente seja desenvolvido e seja uma ferramenta eficaz é necessário que seja elaborado por todos os sujeitos do processo escolar e modificado no decorrer do tempo conforme suas necessidades para que o trabalho se torne cada vez melhor.

Palavras chave: Projeto político pedagógico. Conhecimento. Transformação. Construção. Compromisso.

1 Introdução
A escola é um espaço privilegiado, onde seus membros podem experimentar serem atores do processo educativo e é isso que provoca a construção de um projeto político pedagógico.
O projeto político pedagógico tem sido nos últimos anos, objeto de estudos e debates entre educadores. É comum ouvirmos a afirmação: “o projeto político pedagógico é uma busca de melhoria da qualidade do ensino.” E nos atreveríamos complementar, da formação de seres humanos mais autônomos.

2 Projeto político pedagógico
Toda escola é obrigada a ter o seu projeto político pedagógico, e deve ser estruturado conforme a demanda da escola e sua realidade, uma vez que o PPP é a base sólida para uma educação de qualidade.
A organização escolar requer a construção de um PPP que, elaborado coletivamente, possibilite à escola cumprir sua função social de ensino. O PPP da escola parceira tem como princípio uma transformação ou uma mudança da mesma.
Esse projeto engloba os quatro segmentos da escola, pois, alunos, professores e funcionários de forma participativa. A construção do projeto envolve um conjunto de aprendizagens, reflexões, ações e relações, estas são somadas ao trabalho pedagógico administrativo, financeiro e da comunidade escolar.
A escola é um espaço rico para o desenvolvimento da sociabilidade. Por isso a construção de vínculos, a gestão de conjuntos, o relacionamento entre os membros do grupo, muitas vezes, devem ser mediados pela gestão da escola para que haja construção coletiva dessa sociabilidade que possibilita o comprometimento do professor no desenvolvimento do seu trabalho e na prática com aprendizagens mais significativas para os educandos. A cultura é à base de um potente vínculo social que nos aproxima das pessoas.
Para estar socialmente vinculado ao grupo, é preciso construir uma cultura em comum entre os membros, permitindo que todos trabalhem a favor de um mesmo ideal. Com isso, é necessário que um aceite o outro, compreendendo suas diferenças e seu modo de compartilhar conhecimentos.
O plano de gestão deve conter no mínimo:
1. Identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, seus recursos físicos, materiais e humanos.
2. Caracterização da comunidade e sua disponibilidade de recursos.
3. Objetivos da escola, gerais e específicos.
4. Definições metas (a curto e médio prazo) e serem atingidas e ações a serem desencadeadas.
5. Planos dos cursos mantidos pela escola.
6. Composição dos diferentes núcleos de trabalho que compõe a escola: Direção, Coordenação, Docentes, Administração e Serviços de apoio.
7. Planos de trabalho dos diferentes núcleos a organização técnico-administrativa da escola.
8. Projetos curriculares e atividades de enriquecimento cultural.
9. Projetos extracurriculares.
Critérios de acompanhamento, controle e avaliação do trabalho realizado pelos diferentes componentes do processo educativo.
Acreditamos que pensar a democracia no âmbito escolar não deve significar apenas a introdução de mecanismos participativos nas decisões da escola. Este processo deve ir além, permeando todas as ações e relações que se produzem nestes espaços. Isto significa encarar a democracia como um modo de vida e não apenas como regime político.

3 Considerações finais
O Projeto político pedagógico da escola a qual faço parceria é de suma importância, ou seja, com planejamento fica bem claro o que se pretende e o que se deve ser feito para se chegar aonde se quer.
Um bom Projeto político pedagógico da segurança a escola através dele são escolhidas as melhores estratégias, o que facilita o trabalho.

Referências
Projeto político pedagógico, Escola Municipal de Ensino Fundamental Elpídio Fialho (Marau RS).

Revista profissão docente (on-line).

SANTOS NETO. O projeto político pedagógico da escola. Educação e Formação. Taubaté, SP, 1998.

Artigo publicado pela aluna Elisângela Mistura - Pedagogia 1

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