quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TEXTO - JAQUELINE CASA

SUGESTÕES PARA UM BOM RESULTADO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As atitudes que poderiam ajudar o professor na prática educativa é a interação com os colegas professores, o envolvimento do diálogo entre professores e alunos.
Convidar os alunos a escrever no papel o que aprenderam sobre a aula, o que tiveram dúvidas possibilitando esclarecer dificuldades sobre a aula, seria muito interessante. Fazer auto-reflexões e auto-críticas sobre a aula, fazer planejamento sobre as aulas, ouvir as opiniões, dificuldades dos colegas professores e sempre procurar se ajudar.
O que já deve fazer parte da escola é o planejamento das aulas, os professores sempre devem tirar as dúvidas doa alunos em sala de aula, as problematizações procurando desafiar os alunos também faz parte da prática em sala de aula.
Muitos pontos podem ser relevantes para a prática educativa, podemos fazer ações educativas junto com os colegas professores, envolver-se na interação dialógica entre professores e alunos com o meio e com a educação crítica, assim podemos desenvolver ações pensando sobre elas, criticando, desmontado os mitos da prática, assim temos compreensão de um trabalho como crescimento profissional e realização pessoal.
O professor deve saber o que dá mais prazer aos alunos, buscar ações que resolvam dificuldades, havendo colaboração na busca de soluções aos problemas na prática educativa.
Outro item interessante é convidar os alunos a escrever as coisas que tiveram dificuldades, construindo perguntas sobre as dúvidas relativas aos conhecimentos educacionais trabalhados. Pode ser realizado no próprio caderno, desenhar num balão, uma nuvem. Essa é uma investigação que possibilita a auto-reflexão para registrar, produzir subsídios didáticos-metodológicos para efetivação do planejamento.
É necessário construir materiais e atividades às vezes com base em livros didáticos, mas não de forma mecânica, única e seqüencial. Essas aulas possibilitam um suporte para a ação educativa proposta como resolução de um problema, fazer auto-reflexões, auto-críticas, não só produzir, mas analisar materiais didáticos. Conversar com os alunos sobre as dificuldades dos mesmos, colher opiniões dos alunos sobre o tema em estudo, assim eles vão se soltando, lançar desafios e dúvidas.
Deve-se problematizar pois isso pode motivar as crianças em busca de respostas, e para o professor pode ser uma forma de aproximar a prática educacional dos problemas/situações envolvidos.
O planejamento das práticas pedagógicas guiados pelos momentos pedagógicos resulta em mudanças positivas na escola. Cada profissional tem sua disciplina e série, mas o planejamento ocorre de forma a envolver todos. Um professor ajuda o outro a organizar suas atividades sugerindo ou contribuindo com materiais.

Texto publicado pela aluna Jaqueline Casa - Pedagogia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário