terça-feira, 11 de outubro de 2011

ARTIGO - MÁRCIA

OS VALORES NO COTIDIANO ESCOLAR

Márcia Rosana Polachini1

RESUMO
Este texto apresenta uma reflexão a cerca da presença dos valores universais no cotidiano escolar, uma vez que com o passar do tempo muitos valores foram se perdendo tanto por parte da escola quanto da própria família. Para isso, tomou-se por base a leitura da obra “Pedagogia do amor” do escritor Gabriel Chalita e de vários textos publicados na revista Nova escola. Este estudo possui por objetivo principal refletir sobre a importância dos valores éticos e universais para o convívio harmonioso em sociedade e, principalmente, na relação escola-família. Pelo encaminhamento dado é possível constatar que a atual sociedade necessita resgatar e valorizar muitos valores que foram sendo deixados de lado, mas que são fundamentais para o cotidiano do homem.

Palavras-chave: valores, escola, família, cotidiano, professores.

1 INTRODUÇÃO
Diante do atual contexto social e das dificuldades encontradas no trabalho em sala de aula, faz-se necessário um estudo sobre a presença dos valores éticos e universais no cotidiano escolar; partindo-se de uma reflexão sobre o contexto escolar e chegando a uma análise sobre os contextos familiares da atualidade. Tudo isso com o propósito de comprovar a importância de valores como respeito, amor, solidariedade, amizade e outros mais para o convívio harmonioso dos sujeitos de uma comunidade, bem como para propiciar um ambiente próprio para a aprendizagem. Também, analisando a importância desses valores para a construção de uma educação para a paz.
O ser humano necessita construir um caminho de dignidade e perseverança tanto para si próprio como para seus pares. Porém, diante de uma sociedade capitalista e racional como a atual, dificilmente observa-se relações que prezem pela ética, pela moral e estejam impregnadas de valores capazes de torná-la mais humana e solidária.
É fundamental a formação de valores nas novas gerações, contudo para tal faz-se necessária uma mudança de concepções já na atual geração, pois se aprende muito mais pelos gestos e ações do que pelos discursos produzidos. É nesse sentido que entra o papel do professor como agente de educação e que pode, a partir do conhecimento da realidade do aluno, construir uma prática solidamente voltada para a promoção da paz através do resgate de valores universais.
Talvez a instituição que, hoje, mais sofre com a falta de valores é a escola. Por isso, buscar-se-á priorizar a discussão sobre os problemas encontrados por professores e demais profissionais da área da educação devido a falta de valores e da valorização da emoção por pais e educandos. Deve-se observar que é fundamental que o professor também tenha princípios bem claros e cultive determinados valores, pois conforme afirmações de Luis Carlos de Menezes, se ensina mais através de gestos e atitudes do que através da explicação sobre determinados conceitos.
A palavra nem sempre é validada por expressões e atitudes. O rosto e o olhar, por exemplo, revelam alegria ou tristeza, simpatia ou rejeição, e confirmam ou contradizem o que uma pessoa fala. (MENEZES, 2008, p.114)
Portanto, nesse estudo procurar-se-á comprovar a importância de que todos os sujeitos envolvidos no cotidiano escolar tenham consciência de que os valores universais são fundamentais para o convívio escolar e que os mesmos podem contribuir com a aprendizagem dos alunos, além de propiciar um convívio mais agradável, harmonioso e tranquilo entre todos os sujeitos do ambiente escolar.
Essa temática mostra-se de tal importância que muitos escritores e pesquisadores veem dedicando-se ao estudo e a reflexão a cerca da falta de valores na contemporaneidade; um exemplo é o escritor Gabriel Chalita que produziu uma obra propondo até o ensino de histórias que retratam determinados valores e que deveriam ser analisadas em sala de aula. Porém, ele não é o único, muitos outros também estão realizando pesquisas sobre a temática conforme será visto ao longo do texto.
Portanto, o texto iniciará com uma discussão a cerca da perda de valores pela humanidade ao longo dos anos. A seguir, serão discutidas as consequências e o reflexo dessa falta de valores na sociedade, dando prioridade ao contexto escolar. Logo depois, serão discutidas e sugeridas algumas alternativas para solucionar-se essa problemática. Ao final, serão registradas as conclusões a que se foi possível chegar de acordo com o encaminhamento dado ao trabalho.

2 OS VALORES UNIVERSAIS NA ATUAL SOCIEDADE
Atualmente, vive-se em uma sociedade em que o ter vale mais do que o ser; uma sociedade em que os valores universais que deveriam nortear a vida e as atitudes do homem foram pouco a pouco sendo deixados de lado e/ou completamente esquecidos.
Porém, os valores são fundamentais para o convívio entre os seres humanos. Eles deveriam ser construídos e reafirmados na convivência humana em família, na escola, na sociedade e no próprio trabalho. Mas é notório que com o passar dos anos foi moldando-se uma sociedade alicerçada em concepções e ideais capitalistas e racionais, onde a emoção foi totalmente deixada de lado. A partir dessa afirmação, surge o questionamento sobre como educar as crianças e jovens dentro de uma sociedade assim. Nesse sentido, pode-se citar Chalita:
... Como educar nossas crianças e jovens num tempo em que a aparência vale mais do que a essência e a competição e o individualismo teimam em ditar as regras dos relacionamentos, acabando por minar qualquer possibilidade de companheirismo, de amizade e de amor? (CHALITA, 2005, p.11)
Provavelmente esse quadro de conflitos e problemas se deve à inversão de valores que a humanidade passou a apresentar ao longo dos anos. Hoje, a escola é a instituição que mais sofre com essa inversão de valores pela sociedade. Os conflitos entre pais, professores e alunos conturbam ainda mais o cenário escolar do país e se devem em grande parte à falta de diálogo e respeito entre esses.
Contudo, é necessário que crianças e jovens sejam reeducados e possam aprender o verdadeiro sentido de palavras como respeito, solidariedade, amor, amizade e generosidade, entre outras. Assim, certamente poderá se construir uma sociedade mais justa e fraterna, completamente diferente da atual. E, o professor é peça fundamental nesse processo de transformação, pois cabe a ele gerenciar uma prática pedagógica em que ele não somente transmita conceitos e conteúdos, mas que seja um exemplo vivo de ética e de respeito aos valores universais, propiciando que o aluno conviva com uma postura voltada para a paz e o amor entre irmãos.

2.1 O reflexo da falta de valores no cotidiano escolar
É cultural o fato de que a sociedade espera que a escola resolva a maioria dos problemas ligados à falta de valores apresentados por crianças e jovens. Porém, para que valores éticos e morais sejam aplicados na vida diária necessita-se de um trabalho muito maior que envolva toda a comunidade.
Seria necessária uma parceria entre escola e família, pois conforme Menezes (2008) “educar depende de uma relação mais ampla entre os pais do aluno e os professores do que a prevista em uma mera prestação de serviços”.
É visível a transformação nas vidas das crianças nos casos em que escola e família estabelecem parcerias que visam a qualidade de educação. É preciso reavaliar o que já foi feito, ver formas e características que deram certo, para assim transformá-las em algo significativo e buscar valorizar tudo o que o aluno traz consigo, pois sabemos que devemos valorizar o que o aluno traz de experiências e saberes vivenciados em suas casas.

2.2 Maneiras de trabalhar os valores na escola
Diante desse contexto conturbado, é importante que pais e professores adotem posturas sérias e comprometidas no sentido de resgatar valores fundamentais ao convívio humano em sociedade. Para tanto, seria importante o trabalho, conforme proposta de Gabriel Chalita em sua obra “Pedagogia do Amor”, com histórias que retratem e reafirmem a importância de determinados valores. Através dos exemplos de personagens célebres seria possível demonstrar aos jovens o quanto os valores éticos e morais foram cruciais para o seu aperfeiçoamento e pleno desenvolvimento enquanto ser humano e peça da sociedade em que estava inserido. Mais do que isso, seria possível mostrar e compreender a importância da existência desses valores na sociedade no sentido de que os mesmos podem contribuir para a paz entre os seres humanos.
Contudo, esse trabalho não pode ficar somente no discurso e na explicação de certas histórias. Conforme afirmações de Menezes (2008), “a imagem que projetamos atinge nossos alunos mais profundamente do que os conceitos que explicamos”. Então, muito mais do que dar explicações sobre valores e mostrar exemplos, é fundamental que pais e professores sejam exemplos vivos e cultivadores dos valores universais, exemplificando com suas ações e atitudes o comprometimento com a sociedade em que vive e com o outro. Portanto, espera-se que além de pregar esses valores, o professor também os cultive na rotina de sua vida, tanto na escola quanto fora dela.
Além disso, ainda segundo Menezes(2008), o educando somente vai aprender se for motivado para tal e se o objeto da aprendizagem possuir significado para o mesmo. O mesmo ocorre em relação aos valores: as novas gerações somente aprenderão a agir de acordo com os valores morais e éticos que regem a sociedade se forem devidamente motivados a agir dessa forma e se isso possuir um significado real.
...todos têm em comum a habilidade de conciliar três ingredientes essenciais: saberes, sabores e valores. Os saberes são os conteúdos em si, não importam a série e a disciplina. Os sabores são as formas de despertar o gosto pelo conhecimento, envolvendo os alunos em atividades significativas. Os valores, produto desse processo, são a própria cultura que se constrói em cada turma... (MENEZES, 2009, p.134)
Portanto é fundamental que o professor esteja preparado no intuito de não produzir discursos vazios, mas discursos devidamente seguidos de exemplos através de atitudes diárias baseadas no culto aos valores universais, à justiça e à integridade. Além disso, ele não deve dissociar o ser pessoal do profissional: não produzirão aprendizagens discursos e atitudes contrários.

3 CONCLUSÕES FINAIS
De acordo com o que foi discutido, pode-se afirmar que o resgate os valores éticos e morais são fundamentais para a vida humana em sociedade e para uma educação voltada para a paz. Mas que com o passar do tempo, muitos foram sendo deixados de lado, o que gerou um clima de desavenças e conflitos na atual sociedade.
Diante disso, observa-se a importância de resgatar junto às futuras e atuais gerações o cultivo desses valores em seu cotidiano, principalmente no escolar, onde a inexistência de valores afeta de forma significativa o convívio e o relacionamento entre a família e a escola, e, também gera danos à aprendizagem.
Porém, isso somente será possível se os adultos de hoje dispuserem-se a tomar atitudes integras e de acordo com o discurso que proferem seja em sala de aula ou em casa. Mas o professor figura-se como peça importantíssima nesse resgate de valores, uma vez que através de seus atos e gestos pode formar e transformar hábitos e conceitos nos educandos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHALITA, GABRIEL. Pedagogia do Amor. São Paulo: Editora Gente, 2005.
MENEZES, Luis Carlos de. O aprendizado das lições ocultas. Nova Escola, São Paulo, n.212, p.114, maio 2008.
____________. Escola e família como parceiras. Nova Escola, São Paulo, n.217, p.106, nov. 2008.
____________. Sobre saberes, sabores e valores. Nova Escola, São Paulo, n.226, p.134, out. 2009.

Artigo publicado pela aluna Márcia Rosana Polachini - Pedagogia 1

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