segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TEXTO - JAQUELINE

O Planejamento na prática Pedagógica

Planejar quer dizer envolvimento com a prática, pensar, repensar, reflexão da própria prática, elaborar uma mudança ou melhoria, quebrar o conforto para se arriscar a melhorar o método de ensino, é, antecipadamente, realizar uma atividade e ensaiar a maneira como ela será proposta em sala de aula.
Devemos ter em mente que o planejamento é feito para os sujeitos, os alunos no caso, que são a parte essencial do contexto da escola, afinal, ela é formada pelos próprios sujeitos que constroem a transformação. Para planejar deve-se saber que estamos lidando com pessoas que tem sua própria individualidade e caráter em formação.
Para planejar é preciso mudar, nunca estar satisfeito, não ter medo de pesquisar, de se arriscar em busca do melhor para realizar um trabalho satisfatório. A mudança requer humildade para entender que estamos acomodados e precisamos melhorar, nos aperfeiçoar, procurar recursos, ter objetivos e finalidades organizadas.
Para que o planejamento aconteça e seja estabelecido é preciso que o professor se coloque no lugar dos alunos, pense como eles, é preciso que o professor realmente queira transformar e planejar.
É preciso de motivação de desejo do querer, poder fazer o planejamento, poder disponibilizar dos materiais necessários e fazer o planejamento para obter o resultado esperado.
É necessário o planejamento para que o professor se sinta mais seguro em sala de aula e para que os alunos possam entender o que está sendo proposto, mas para a mudança necessária acontecer é preciso transformar a realidade, humanizar espontaneamente, reproduzir com amor e democracia e não deixar as coisas acontecerem por si próprias.
A relação teoria e prática é essencial para um bom planejamento. Só a prática não é suficiente é preciso saber de onde vem todo o contexto porque isso é importante e a teoria nos ensina isso. Para fazer um bom planejamento é preciso buscar a teoria, entendê-la, e depois praticar em sala de aula.
Significa que não basta planejar um bom trabalho e não praticá-lo, devemos nos empenhar em fazê-lo com êxito para termos um resultado satisfatório, o que orienta a prática de um bom trabalho é planejamento e os dois devem estar em conjunto.
Entende-se nesse sentido que o planejamento é a elaboração teórica da produção de um trabalho. A relação entre pensamento e linguagem é contínua pois um faz parte do outro, sem pensar não existe a palavra e sem palavra não há pensamento, é por meio das palavras que o pensamento existe, o pensamento é para si próprio e a fala é a comunicação comas as pessoas.
Para obter um bom resultado de trabalho é preciso ir mais além, explorar a realidade do entorno, as linguagens do lugar, as famílias, não deixar-se levar pelas aparências. As vezes julgamos determinada situação na escola ou no aluno pela aparência, mas antes disso devemos conhecer o problemas, saber o porque de determinada situação ou atitude para agir de forma correta.
Devemos nós professores saber que o planejamento é um fator muito complexo e difícil pois estamos trabalhando com pessoas, não com números, estamos formando o caráter, a consciência da sociedade, não resolvendo cálculos, sendo assim o planejamento deve ser tão grande quanto essa responsabilidade.
Fazer um planejamento é muito complexo porque trata-se da formação das pessoas, essa é uma atividade que exige responsabilidade, ainda mais porque exige trabalho de coletividade, objetivo e plano de ação.
Antes de se aplicar um planejamento é preciso ter a capacidade de saber até onde vai o nosso conhecimento e até onde pode-se aplicar determinada proposta, é preciso avaliar sua capacidade de mudança da realidade e se especializar para melhorar sua viabilidade.
A possibilidade do planejamento está ligada a regularidade do real onde só tem sentido o planejamento se considerarmos as irregularidades racionais. Não adianta planejar se não tivermos regularidades e deixarmos tudo rolar. A regularidade escolar se trata da legislação, das rotinas e dos espaços determinados que muitas vezes são um obstáculo para a mudança.
A possibilidade concreta da mudança está vinculada a perceber que a transformação possa acontecer e não ficar acomodado achando que o sistema é assim mesmo, que a lei é assim, isso desnorteia o planejamento.
O professor tem o poder e o dever de planejar, mas é preciso discutir que a escola possa ter condições favoráveis para o professor realizar um bom trabalho afinal o professor tem uma rotina muito árdua mas essas mudanças devem ser tomadas para melhorar as condições de trabalho do professor. Não podemos nos sentir limitados a mudar, os limites que parecem insuperáveis mas não podemos desanimar diante das dificuldades.
O processo de ensino-aprendizagem está diretamente ligado ao respeito aos outros. Não nos dedicando a planejar estamos desrespeitando os outros e a nossa identidade e a sua capacidade através do conhecimento e de estímulos.
Sem planejamento não existe proposta sustentável e a proposta é para o aluno, deve-se conhecer a vida dos alunos para poder fazer uma proposta sustentável.
O planejamento não é uma solução de todos os problemas da escola, dos alunos, da sociedade, mas sem ele não temos um rumo, um caminho a percorrer para chegar até o final da caminhada, é um trabalho exigente, mas compensador que ajuda a mudar e a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, enfim, o planejamento é uma necessidade
Quando um planejamento não dá certo deve-se discutir com a turma o porque da problemática em se estabelecer tal forma de estudo, e procurar através da discussão novos métodos de introduzir no planejamento, métodos que apresentem um resultado satisfatório para todos.

Texto publicado pela aluna Jaqueline Casa - Pedagogia 1

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