segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ARTIGO 2 - SANDRA

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para, Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), é na brincadeira que a
criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência.
Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir,propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do auto conhecimento, elevando a auto estima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.

Pode-se dizer também que a brincadeira acontece ou é transmitida também através da família, do seu jeito de brincar, na cultura individualizada de cada indivíduo e que vai passando de geração á geração.

Na brincadeira a criança consegue expressar emoções, idéias, fatos, realidades, enfim, tudo o que esta vivenciando de fato.Na educação infantil quando os professores convidam seus alunos pra brincarem, eles ficam eufóricos, alegres. Esperando brincar de algo que muitas vezes conhecem ou sequer ouviram falar.

Segundo Corsaro (2002, apud CARVALHO, 2007) quando a
criança brinca de fazer de conta, ela acaba exercendo uma reprodução interpretativa dos
elementos que compõem a cultura onde estão inseridas. Assim, os brinquedos interagem
com a reprodução que as crianças fazem da realidade de seus contextos.

Qual mãe que nunca flagrou sua filha pequena de salto alto, com batom na boca, jóias no pescoço, imitando a mãe? Desde pequenos é nos pais que eles se inspiram até na hora da brincadeira. Então, brincar faz bem e ensina ao mesmo tempo.
Por isso vamos deixar nossas crianças brincarem.

Artigo publicado pela aluna Sandra Christan Toffoli - Pedagogia 1

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