A INFORMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
RESUMO
Este artigo científico tem por finalidade expor sobre o uso das tecnologias da informação na educação. Mostrar as vantagens e desvantagens do uso do computador e o papel do professor perante essa tecnologia digital.
Palavras-Chaves: Computador; Tecnologia; Professor.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente os computadores estão se incorporando ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas. Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação pede uma revisão nos métodos tradicionais de ensino. Cabe ao professor entrar nesta nova era e selecionar os bons programas do computador.
2 A EDUCAÇÃO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Fala-se em era da informação, mas o termo mais indicado seria era do conhecimento. Por conhecimento entende-se a informação processada por cada um de acordo com suas próprias experiências, a informação sempre existiu, o que aumentou foi à quantidade.
O professor conscientiza-se a mudar a abordagem de seu trabalho. Transmitir informações para que os alunos memorizem já não é mais válido, é preciso ensiná-los. Necessita-se propor atividades em que as crianças tenham de desenvolver estratégias, viver experiências, tomar decisões. ”O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar” (FICHMANN, 2006.p.31).
Pode-se dizer que a aprendizagem envolve representações culturalmente criadas e compartilhadas, sendo assim, hábitos e formas sociais são construídas numa relação não consigo mesmo, mas também com o mundo.
3 PROFESSOR E ALUNO NO MUNDO DIGITAL
O papel do professor é dar um sentido ao uso da tecnologia, sem constranger-se produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. ”O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador” (FAGUNDES, L.2006, p.31).
O computador é uma ferramenta fantástica no desenvolvimento da criança, pode-se utilizar no processo de alfabetização e também no desenvolvimento de habilidades específicas como a coordenação motora fina, a capacidade de memorização, o raciocínio lógico matemático, a discriminação visual.
É possível estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais, criar páginas na Internet para publicação de textos dos alunos. Inicialmente podem-se explorar os recursos da máquina, através de jogos, produção de textos e desenhos, além de pesquisar em sites de busca. Após usa-se ferramentas da Internet para elaborar programas de rádio de comunicação por escrito com outras escolas. Numa etapa mais avançada podem-se construir produtos com a ajuda de instrumentos como o Kit para robótica ou software para CDs multimídia.
4 INTERNET
A internet está presente na vida da maioria dos brasileiros, sua rapidez e variedade de informações impressionam, ela parece ser a maior revolução dos últimos tempos, com vantagens e desvantagens.
Como um dos aspectos negativos, a internet é uma forma de utilização das informações, o acesso fica mais rápido, mas para aquela camada da sociedade que já o tinha, pode-se, assim marginalizar ainda mais aqueles que não tem acesso a ela. A rede ainda pode causar dependência, distração, reduzindo os momentos já escassos de convívio familiar. Outro problema é a ausência do controle do conteúdo das páginas, há pornografia, baixarias, divulgando valores que nem sempre contribuem para a formação. Estes conteúdos são acessados por qualquer um, de qualquer idade. Outro aspecto negativo de mão uso da internet, é por parte dos alunos que muitas vezes fazem suas pesquisas de sala de aula em casa podendo ocorrer a impressão de uma determinada página da web sem o interesse de estudar e construir com seu próprio conhecimento as atividades, sendo assim se faz necessário que o professor saiba como trabalhar com esta tecnologia sem afetar o aprendizado dos alunos e fazendo com que os mesmos não percam o interesse pelo estudo.
Por outro lado, sobressaem os pontos positivos, a internet é um meio extraordinário de diversão e facilitadora de trabalhos de pesquisas, de estudos e também de relações. È realmente fantástica a rapidez com que se pode pesquisar bibliograficamente, com dados e livros de todas as principais bibliotecas do mundo.
A partir disso, é preciso conscientizar a sociedade e, mais particularmente, o mundo educacional sobre a necessidade de atividades, na sala de aula, que proporcionem uma leitura crítica-criativa do uso da internet seus benefícios e malefícios.
5 CONCLUSÃO
Conclui-se, que o computador é uma tecnologia ótima para se trabalhar com os alunos, o importante é saber usar. Cabe ao professor a tarefa de orientar e selecionar programas educativos, levar o aluno a usar o cérebro no seu mais alto grau, como pensar. O objetivo do computador é enriquecer o aprendizado, tornar o universo menor e ao alcanço de um clique.
6 REFERÊNCIAS
FAGUNDES, La. Tecnologia de alcance de todos. REVISTA ESCOLA, São Paulo, p. 30-37, set. 2006.
FICHMANN, Silvia. Tecnologia ao alcance de todos. REVISTA ESCOLA, São Paulo, p. 30-37, set. 2006.
Artigo publicado pela aluna Cláudia Pértile - Pedagogia 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário