quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ARTIGO - ELISÂNGELA DAMBROS

O ESPORTE COMO EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Elisângela Dambros¹

Resumo
A educação é fundamental na vida da criança, aprender limites deste cedo é de grande importância para sua vida. A escola, os professores e a família são peças fundamentais na educação das mesmas. E muitas vezes são no esporte que se encontra a combinação perfeita entre educação e competição, pois faz com que a crianças aprenda se divertindo e também aprenda a respeitar seus limites e o de seus colegas.
Palavras-chave: esporte, educação, competição, escola.

1 INTRODUÇÃO

À prática de esportes é fundamental para tratar o corpo a mente, e o espírito, alem de unir os povos e aproximar as pessoas, tendo seus valores presentes para a melhoria da cooperação e o respeito, logo é um importante veículo na educação para a Paz.
No mundo agitado em que vivemos, Educar para a Paz é fundamental para o bem estar de todas as nações, o combate a violência esta cada vez mais no foco da população tanto dentro como forra das escolas a inserção das famílias no processo de ensino aprendizagem também é de grande importância na construção da paz, o grande desafio é transformar a escola em um ambiente de sensibilização e vivencia. Segundo Salles Filho:
Já que as habilidades e os valores ensinados através do esporte são compatíveis com os esforços para promover a paz.as atividades esportivas devem ser consideradas como um elemento de apoio dos programas em áreas de pós-conflitos e de alta tensão. (2003, p 29)
A educação para a paz tem no ato de aprender as experiências vivenciais de convivência, de cultivo de valores capazes de provocar o conhecimento como necessidade para vida coletiva em vários sentidos, pois nos dá base para o nosso conhecimento provocando em nós sensações de amor, dor, alegrias e tristezas visões sobre o homem e a sociedade, crenças e modos de viver entre certezas e incertezas motivos e medos frustrações e vontades, enfim, desperta várias sensações e percepções de nossa vida nos condicionando a qualidade do nosso conhecer.
O esporte antes de qualquer coisa precisa ser compreendido como uma ferramenta que contribui para o bem estar das pessoas, onde seu objetivo maior é que os benefícios que se pretendem alcançar sejam orientados, ensinado e muito bem treinado por um profissional da área. Com isso a educação física é uma prática que deve ser adotada como um estilo de vida para todas proporcionando uma melhor qualidade de vida para os praticantes.
De certa forma, o esporte sempre contribuirá para o desenvolvimento do individuo através da aprendizagem de valores e habilidades como também interferindo nas exclusões sociais reabilitação de crianças e jovens marginalizados.
O esporte como educação para a paz proporciona nas crianças e jovens formações em vários sentidos tanto no aspecto social como o lado individual, pois trabalha tarefas lúdicas que proporciona equilíbrio entre corpo, mente e espaço.
A disciplina que o esporte oferece como também a felicidade que as práticas do esporte oferecem faz com que a integração entre os praticantes sejam amenizadas e atitudes criminosas sejam repudiadas fazendo com que o esporte seja de certa maneira desconstrutivo. Para isso, é indispensável à presença de um profissional de educação física que terão a incumbência de ensinar, treinar e dinamizar as atividades esportivas a fim de obter o melhor resultado em todos os sentidos.
O caráter competitivo das atividades esportivas nem sempre esta presente entre as crianças. Para até anos de idade ás práticas devem ser voltados para o aspecto lúdico e de recreação deixando as disputas para crianças maiores, jovens e adultos. O esporte pode também ser dividido entre várias classes, escolar, a social a terapêutica, a esportiva, a recreativa, dentre outras.
O esporte pode ser usado como uma ferramenta para evitar conflitos assim como um grande elemento sustentável da paz quando planejado e aplicado de maneira inteligente e eficaz, o esporte nos últimos tempos tem sido objeto de estudos cada vez mais aprofundados, pois é no esporte que muito encontram a combinação perfeita entre Educação e Paz.
A prática de esportes é um grande instrumento educacional o qual proporciona desenvolvimento tanto individual quanto social da criança, embora ainda nem todas as instituições não utilizem essas práticas qual é muito necessário, pois a prática esportiva promove a socialização, a o cumprimento de regras a rotina, o respeito, persistência saber competir saber ganhar, saber perder, romper limites entre outros conceitos estes são importantíssimos na formação de cada individuo.
O esporte tem a força de unir os indivíduos independentes das classes sociais raça ou religião alem de desenvolver no individuo a capacidade de trabalhar em grupo do cumprimento de horários de saber ouvir de conhecer o próprio limite, alem de evitar o sedentarismo que é muito comum nos dias de hoje, pois o esporte tira a criança da frente da televisão e dos jogos de videogame.
O esporte deve ser o maior aliado da educação. Juntos promovem o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania e assim formando pessoas de bem.
A educação vista como transmissão de conhecimentos ou de opiniões faz com que cada vez mais projetos sejam criados em prol da educação para a paz, onde a troca de opiniões se faz necessárias para a organização das idéias, pois o esporte se for usado de maneira ideal pode ser uma ótima maneira para evitar conflitos se aplicados eficazmente.
A educação Física é grande componente da educação de qualidade e parte integral da aprendizagem por toda a vida ale de trazer grandes benefícios para a saúde, pois focaliza o corpo a mente e o espírito, não adotar a educação física como matéria no currículo escolar reduz a qualidade da educação trazendo impactos negativos para a saúde publica, pois alem de tratar a mente do individuo também ajuda a lidar com os desafios enfrentados pelos jovens, os esportes também pode trazer auxilio como desenvolvimento sustentável observando sempre os aspectos regionais sendo que para isso é de fundamental importância estratégias definidas.
Sabemos que a prática de esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança, que deve ser trabalhado em todas as instituições de ensino, pois é fonte inesgotável de conceitos éticos e morais importantíssimos na formação dos indivíduos, o esporte em qualquer lugar é uma grande escola para a vida, ensinando valores e habilidades importantíssimos para a contribuição do desenvolvimento holístico do indivíduo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação para a paz é o grande desafio das escolas, das famílias e da comunidade nos últimos tempos, todos estão empenhados em construir um mundo mais justo e fraterno onde se possa viver sem temer que alguém lhe faça algo de ruim.
O esporte nas escolas é tão importante como a matemática ou o português, muitas vezes as crianças não conseguem aprender algo que a professora queira ensinar então é feita uma brincadeira e ela aprende e nunca mais esquece o esporte também faz com que a criança descontraia e deixe um pouco de lado a sala de aula, assim quando retorna para a sala sente melhor e a aprendizagem torna-se mais fácil.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WWW.uepg.br/paz/docs/NeiAlbertoSallesFilho
FREIRE, João Batista e Venâncio, Silvana. O Jogo dentro e fora da escola.
WWW.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia

Texto publicado pela aluna Elisangela Dambros - Pedagogia 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário